quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um Quase Bom Guarda Redes





Rui Patrício é um quase bom guarda redes. Na minha opinião, se não tivesse sido guarda redes do Sporting nas últimas épocas, hoje podia ser melhor.

Patricio é novo e por isso já nos custou muitos pontos. Ok também é verdade que já nos salvou muitos, mas vamos ser pragmáticos: Queremos o Sporting campeão, para isso na baliza tem que ter um guarda redes que no máximo custe 3 pontos numa época (por exemplo o Roberto no benfica este ano, custou uns 9! Assim o campeonato dos lamps ardeu!). Se ele salvar 10, 15 ou 20 pontos por época óptimo é a obrigação dele, agora não pode é falhar mais do que 3! Não tem que defender as impossíveis, mas tem que defender todas as possíveis!

Este tipo de pensamento é simples e claro se imaginarmos a seguinte situação: Numa equipa muito boa (principalmente boa defesa e meio campo defensivo, e um ataque que signifique 2 a 3 golos por jogo), o número de vezes que um guarda redes é chamado a intervir são muito pequeno. Assim o guarda redes sempre que é chamado ao jogo, ou a bola é defensável ou não é. No primeiro caso o guarda redes não pode falhar, no segundo se não defender a culpa não é dele. Isto puxado ao limite, significa que o número de grande defesas pode ser 0 se o guarda redes nunca falhar que mesmo assim a equipa não perde por causa do keeper. Um bom guarda redes não é um gajo que vai busca-las ao ângulo, mas sim um gajo que não larga uma bola à figura! O Roberto do benfica é um exemplo disto! Depois há os GRANDES guarda redes (Cech, Buffon, Van der Sar, Casillas, etc...) que juntam as duas qualidades (mas também tem direito aos seus 3 pontos por época).

Rui Patrício não se sabe sair aos cruzamentos, logo falha na parte das bolas defensáveis, logo não pode ser guarda redes para um Sporting campeão. Apesar disso, como ainda é muito novo, ainda tem tempo para aprender (se alguém que souber, lhe ensinar!). Mas eu sou contra a ideia de jogadores jovens na baliza... Principalmente quando a equipa é fraca. A baliza é a posição mais frágil do futebol, num clube grande como o Sporting aquilo não é posição para se aprender. Rui Patrício deveria ter sido emprestado, jogar com regularidade num clube pequeno, onde facilmente seria titular (porque tem qualidade), e onde podia aprender e voltar para o Sporting para ser uma verdadeira referência leonina. Isto não foi feito, e infelizmente pelo andar da coisa, parece que nunca irá acontecer.

P.S. As declarações do Scolari esta semana foram ridículas "...é forte a sair da baliza, algo invulgar em Portugal." que ele diga que o Rui vai ser o guarda redes da selecção nos próximos 10 anos, tudo bem! Agora isto?! Este homem está mesmo a dar as últimas...

2 comentários:

Tiui_Henry disse...

Patrício foi um dos guarda redes mais protegidos dos últimos tempos. Bentolini protegeu-o como nunca vi ninguém fazer e manteve-o a titular de um grande que nunca teve um quarteto defensivo para o ajudar a crescer. Patrício para a altura que tem deveria sair-se melhor aos cruzamentos. Tem melhorado mas nao sei se chegará a ser o guarda redes que dizem. Nao acredito. Ir a seleccao? Está lá o Eduardo por isso nao sera dificil.

A seu favor Patricio tem a idade. Tem muito para crescer e também já merecia uns defesas centrais de melhor qualidade. Veremos se consegue ser um Keeper para um Sporting de topo.

Mentalmente tb nao me parece muito forte mas veremos

Krpan disse...

Engraçado que Scolari também disse que mentalmente era muito forte! Fantástico! Se ele saísse para o Man.Utd como dizem, e se lá lhe ensinassem durante 1 ou 2 anos a sair-se aos cruzamentos, e fosse fazendo uns joguinhos, acredito que melhores.